Segundo o ICMBio, suspensão foi feita de forma preventiva, começa a valer a partir deste sábado (17) e é temporária. Banho de mar no local está proibido desde janeiro. Mergulhos na Praia do Sueste estão suspensos temporariamente
Ana Clara Marinho/TV Globo
A prática do mergulho de apneia, também chamado de mergulho por flutuação, na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi suspensa a partir deste sábado (17). O banho de mar está proibido no local desde janeiro deste ano, após uma menina de 9 anos ser mordida por um tubarão e ter a perna amputada.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A suspensão é temporária, de acordo com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A decisão foi motivada pelo avistamento de tubarões-tigre em comportamento de alimentação no Sueste, através de um monitoramento aéreo feito com drone.
Tubarão-tigre é visto na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha
Rihel Venuto/Reprodução Instagram
A chefe do ICMBio em Noronha, Carla Guaitanele, disse que o avistamento de tubarões-tigre tem ocorrido com frequência nessa região, por isso a suspensão aconteceu de forma preventiva, para evitar novos ataques.
Ainda de acordo com a representante do instituto na ilha, o protocolo de reabertura do Sueste prevê a suspensão dessa atividade quando tubarões-tigre são avistados no local, ou ainda em caso de chuva forte, alta turbidez da água e abertura do mangue.
Monitoramento aéreo
Drone monitora tubarão-tigre na Praia do Sueste, em Noronha
Rihel Venuto/Reprodução Instagram
Um relatório gerado a partir de imagens aéreas constatou o avistamento de tubarões-tigre no Sueste. Em 18 dias, com voos durante uma hora por dia, o monitoramento por drone registrou seis vezes a presença dessa espécie no local.
Os dados foram obtidos pelo mestre em oceanografia biológica Rihel Venuto e pelo fotógrafo de natureza Fábio Borges, que se voluntariaram para a atividade e realizam voos e anotações desde o dia 24 de novembro.
Tubarões
Segundo a direção do ICMBio, um quarto das espécies de tubarão estão ameaçadas de extinção, classificadas como criticamente ameaçadas, ameaçadas ou vulneráveis.
Com base nos critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Noronha se tornou um dos principais destinos para o mergulho com tubarões no Brasil.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Mergulhos na Praia do Sueste, em Noronha, são suspensos após drone detectar tubarões-tigre em comportamento de alimentação
Bookmark the permalink.